27.6.08

Menino Jesus da Cartolinha

O Menino Jesus da Cartolinha

(Artigo publicado no Diário de Notícias,
edição de 14 de Janeiro de 2000)
Diário de Notícias

Imagem do Menino Jesus da Cartolinha, situada na Sé de Miranda do Douro

Quem for a Miranda do Douro decerto terá de visitar o Menino Jesus da Cartolinha, lá no seu canto da Igreja de Santa Maria. Este templo era a sede do antigo bispado mirandês. Aquela imagem é a devoção regional. Porém, leitor, se é tropa e de patente até tenente, não se esqueça de fazer a continência, pois aquela imagem tem as honras e o ordenado de capitão do Exército Português. Pelo menos teve durante muitos anos.

Uma das características curiosas desta imagem é que dispõe do maior guarda-roupa da imaginária portuguesa. Isto apesar de sair sempre com a mesma fatiota do século XVIII, com uma cartolinha um tanto inesperada, para além de uma condecoração ao peito. Saiba o leitor que o Menino Jesus também tem um palhinhas para as tardes de veraneio e há muito que não usa a espada que lhe pende da cintura.

Ai, quando é que ele usou a espada? Eu só sei o que diz a sua lenda e esta é do tempo da Guerra da Restauração. Estando Miranda cercada e quase perdida, escasseando os alimentos e não aparecendo reforços, ali esteve a salvação. É que, às tantas, ouviu-se um grito sobreposto às palavras dos que aconselhavam a rendição. Um grito galvanizador. E entre lanças, espingardas, espadas e enxadas, pás, machados e picaretas, a turba mirandesa abriu as portas, mas não para se render. Caiu, isso sim, sobre os castelhanos, correndo com eles. Quem deu o grito? Quem os comandou? Pois, um menino. Um menino que todos diziam estar assim vestido, o Menino Jesus da Cartolinha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que história engraçada!
;)