21.10.07

La Faute à Fidel (11/Setembro/1973)


La faute à Fidel! ou de como se divide uma laranja
Com data de 20 de Julho, apareceu na Visão online um Comentário de Ana Margarida de Carvalho, onde, debruçando-se sobre o filme La faute à Fidel! (Por Culpa de Fidel!), perpassava pelo episódio do 11 de Setembro de 1973, no Chile. Na verdade, o filme de Julie Gavras foi uma adaptação pessoal da obra que Domitilla Calamai tinha lançado em 1998, com o título Tutta Colpa di Fidel; mas as cenas relativas ao setembro de 73 têm outra origem. A realizadora explica deste modo: "J'avais onze ans quand mon père (Costa- Gavras) a réalisé Missing sur le coup d'Etat de 1973 au Chili. C'est un souvenir très fort pour moi, je crois que c'est le premier film de mon père dont j'ai compris le sens. Aujourd'hui encore, quand je revois des images d'Allende ou du coup d'Etat, je suis émue. Quand il a fallu que j'imagine quel pouvait être l'engagement du père d'Anna, le Chili s'est imposé."
Aparte: Para fazer o papel de Fernando, o pai espanhol e militante de Anna, J. Gavras chamou o italiano Stefano Accorsi, que tinha representado o papel de um militar português, no filme Capitães de Abril de Maria de Medeiros.
(in allocine.com)

La Faute à Fidel saiu para as salas de cinema a 29 de Novembro de 2006 e na foto-galeria, Fidel Castro aparece como seu fã número um.

Procurei por aqui o DVD para ver em casa, mas não o encontrei. Pelo que li, o filme deve mesmo valer a pena ser visto! Ora espreite um bocadinho.

Sem comentários: