20.7.07

Foi Há 39 Anos

“Vou agora abandonar o módulo lunar. É um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade.” (ARMSTRONG, N. Declaração transmitida ao vivo às 16:17 de 20/07/69, para todo planeta)

Edwin Aldrin, Jr. na Lua Conquista da Lua
(20 de Julho de 1969)

Quando as imagens do pouso do módulo lunar da Apolo XI na superfície da Lua atravessaram o mundo, muitos achavam que aquilo não passava de um truque televisivo. No entanto, pela primeira vez, uma espécie animal pisava o satélite da Terra. Isso graças ao esforço tecnológico de dois países que se envolveram na chamada Corrida Espacial: Estados Unidos e União Soviética. O primeiro passo havia sido dado pela URRS ao lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em 4 de Outubro de 1957. Mas só nos anos 60, os EUA puderam entrar na disputa política e científica pelo domínio do espaço. Até chegarem ao Mar da Tranquilidade, os norte-americanos tiveram de investir mais de 22 biliões de dólares no Projecto Apolo que mobilizou cerca de 12 mil empresas, cem universidades e um total de 400 mil pessoas ao longo de uma década de trabalho científico, militar e técnico.

Foto: ARMSTRONG, Neil. Edwin Aldrin, Jr. no Mar da Tranquilidade, Lua; fonte, Salvat Editora do Brasil.
in http://br.geocities.com

5 comentários:

Pedro Leite Ribeiro disse...

Estávamos nas Marinhas... a olhar para a Lua!

mgclr disse...

Lembro-me de termos visto o grande feito na televisão de uma tasquinha-mercearia lá da aldeia. Nessa altura o Verão foi de verdade, porque saíamos à noite para apanhar a fresca e, quando fomos a Vilar de Mouros, o calor era de estorricar!

Pedro Leite Ribeiro disse...

2 anos depois, a 8 de Agosto. :)Estávamos em Seixas e lemos no jornal uma notícia sobre o Nuno Israel... Vimos depois o irmão, Jorge, no festival.

Pedro Leite Ribeiro disse...

A Ruivinha miou e a Nina ficou maluca. Foi logo a correr ladrar para a varanda! :D

mgclr disse...

Ainda não mostrei isso ao Totti. Se fizer como a Cookie quando ouviu os teus pássaros... lol