6.3.07

A pena de morte

Mapa de países com pena de morte






Legenda:
  • Azul: Abolida para todos os crimes
  • Verde: Abolida para todos os crimes excepto os cometidos em circunstâncias excepcionais (p.ex., crimes cometidos em tempo de guerra)
  • Laranja: Abolida na prática mas legal
  • Vermelho: Pena de morte legalizada
    • (in Wikipédia)
    "A Amnistia Internacional revelou que existem mais de 20 mil pessoas no corredor da morte, a aguardar execução pelos seus próprios governos. Na sua última análise anual sobre o uso da pena de morte a nível mundial, revelou que pelo menos 2148 pessoas foram executadas, em 22 países, em 2005, 94% das quais na China, Irão, Arábia Saudita e EUA, e 5186 noutros 53 países. Acautela que tais números são aproximados dado o secretismo em torno dessa questão." Isto foi escrito por Rui Osório, na sua coluna Sinais, do JN de 4 de Março de 2007.
Acrescente-se que em Portugal, a pena de morte para crimes políticos foi abolida em 1852 e para crimes civis em1867, embora mantida para crimes militares até à abolição total em 1976, com a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa, segundo dados da Nova Enciclopédia Larousse.
Elogiado o nosso feito por Victor Hugo (em baixo) e o ataque constante de imagens de morte que o nosso subconsciente sofre frente ao televisor e a telas de cinema, lamentamos a ligeireza com que alguns se aventuram a dizer "Eu matava-o!" e outros o concretizam com a arma guardada em casa ou no porta-luvas do automóvel, só porque alguém estava na sua frente à hora errada.

"Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos"
Victor Hugo, 1876, a propósito da abolição da pena de morte em Portugal (o primeiro país europeu a fazê-lo) (in Wikipédia)

Sem comentários: