3.10.07

Ieronymus Bosch 1450?-1516


Painel Central de As Tentações de Santo Antão, tríptico, no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa










"Realmente, esse era o paradigma naquele momento (Renascimento), o artista buscava copiar ao extremo a realidade; uma excepção notável foi Ieronymus Bosch, cujas pinturas pareciam ter sido geradas após o autor ter usado muitos alucinogénios. Bosch era um hippie de Woodstock perdido no Renascimento europeu."
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"Às vezes parece roçar o mundo da loucura (A Nave dos Loucos)(O Juízo Final, díptico conservado em Bruxelas) ou as tentações dos prazeres proibidos (O Jardim das Delícias, no Prado). Este último quadro, com as suas cenas oníricas e fantásticas, de grande originalidade, é admirado e constantemente reinterpretado ao longo dos séculos. Obra grande sua é o Carro de Feno, ao reflectir os atrozes castigos que esperam os pecadores símbolo dos prazeres materiais: o carro está ocupado por um par de namorados e, além disso, tentam subir para ele personagens de todo o tipo, desde um vilão até um imperador e um papa. O talento de Bosch reside em saber ultrapassar a mera narração do seu universo simbólico para o recriar com um dinamismo surpreendente." Varanda sobre o Tempo e o Vasto Mundo
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