Caminho Marítimo é outro conto da compilação O Prazer da Leitura que gostaria de deixar aqui por inteiro. Fica então este bocadinho, quanto a mim belíssimo, da autoria de Inês Pedrosa. Este conto é daquelas coisas que de repente nos aparecem na frente e nos puxam para a realidade - Ei, acorda! A vida não é só blogues! Sei que não e muitas vezes uso este espaço precisamente para exprimir as minhas preocupações e reacções, sim, procuro estar acordada. Mas queria eu dizer que esta é a história de Gabriel, um pescador a quem o Tribunal de Família e Menores retira a guarda da filha. Este excerto é a sua reacção ao facto consumado... e mais não digo, leia porque, pescador ou não, qualquer pai ou mãe esforçado deve sentir o mesmo nó na garganta e o chão a abrir-se-lhe em poço debaixo dos pés.
"Agora Gabriel perdera a voz; tinha um anzol cravado na garganta e um cardume de frases cintilantes correndo velozmente por dentro do cérebro, um cardume de frases oscilando como uma mancha de luz na água turva que lhe subia pelo corpo e o transformava num náufrago. "
2 comentários:
a vida não é só blogues, mas eles tb fazem parte da vida, não mesmo?
o q seriam dos antigos sem os folhetins de outrora...
gostaria de saber como se dá o desfecho da história do Gabriel.
Penso que nos servimos dos blogues e dos mails como do telemóvel: para tentarmos quebrar o círculo fechado que é cada uma das nossas vidas; na verdade cada um de nós está como mais ou menos dizia o poeta "só por entre a gente";estes meios também não há dúvida que funcionam como os jograis de antanho. Quanto à história do Gabriel: passados anos a filha volta, é que o que plantamos com o coração floresce mais cedo ou mais tarde e não há nada que impeça esse brotar: como uma raiz que não consegue estender-se por aqui, vai fazê-lo mais além. É uma mensagem de coragem para os pais e as mães que estão na mesma situação!
Enviar um comentário